segunda-feira, 23 de maio de 2011

1ª rodada: análise detalhada


Aos meus estimados 8 leitores,

Segue análise detalhada e moderadamente imparcial, sob o ponto de vista tático e técnico, sobre a primeira rodada do Brasileirão 2011, aquela que ficará marcada como a do dia do fim do mundo, que foi adiado mais uma vez:

Logo no sábado assisti, pessoalmente e com espanto, o Flamengo atropelar o time reserva do Avaí e assumir a liderança. Na verdade, eu nem sabia que o Avaí tinha time reserva, mas tudo bem. Como o titular já não é grande coisa, a urubuzada deitou e rolou. Exceto os laterais Egídio e o outro que eu esqueci o nome, mas que tem cara de Pereira e só joga quando o Leo Moura machuca. Para esses, independe do adversário, o que atrapalha é a bola mesmo.

O Atlético Mineiro goleou o xará Paranaense por 3 a 0, e já fez mais pontos do que em todo o 1º turno do ano passado. Conforme profetizei semana passada, o Magnata Magno Alves foi o artilheiro, com 2 gols de cabeça. Há quem diga que o gol do Toró foi o causador do bug que impediu o fim do mundo que estava agendado para 20h de Brasília.

Em Fortaleza, os times mistos de Ceará e Vasco fizeram um joguinho até bom, com boa vitória dos cariocas. Pro meu azar no Cartola FC, o time da casa poupou os atacantes Washington e Osvaaaaldoooo, que estavam no plantel do tricolor de Águas Claras.

No horário novo, 20h30, meia dúzia de gatos pingados encheram aquele porta-malas de Ecosport que é o estádio do Santos e assistiram se cumprir mais uma profecia desta humilde Capivara, que é o início da derrocada do técnico-comentarista Falcão, que mesmo com um bom elenco em mãos, não conseguiu passar pelo time C dos donos da casa. O Internacional precisa urgentemente contratar também o Casagrande e o Caio Ribeiro, para auxiliares técnicos.

Domingo, às 16h, assisti perplexo um fato único na história deste país: o juiz roubou um pênalti contra o Corinthians, que é o legítimo represente da CBF no torneio. Mas em seguida corrigiu seu erro, dando um pênalti mentiroso pro timão. No fim, virada, e o Grêmio começa igual começou o ano passado, ou seja, perdendo. Mas tudo bem, só discordo de quem diga que o Renato Gaúcho não sabe perder. Na verdade, ele não sabe é ganhar mesmo.

Como lá em casa tenho controle remoto, assisti também umas partes do jogo entre Coritiba e Atlético-GO. O que tenho a dizer: quem não viu, não perdeu nada. Também só confirma minha previsão de que os dois são candidatos a retornar pra Série B. Vitória dos goianos por 1 a 0.

O Cruzeiro também pré-confirmou ontem uma teoria minha, de que o Cuca é um grande pé-frio. Seus sapatos poderiam ser usados para resolver tranquilamente o problema de aquecimento global do planeta. Conseguiu perder pro horroroso time do Figueirense, e com isso deixou de ganhar os 3 pontos que farão a falta lá na frente, distinguindo o time perdedor do vencedor, exatamente como no ano passado.

Em Catanduva ou algum lugar do interior de SP, ao invés de rodeio teve clássico de 1ª grandeza, com elencos de 2ª e futebol de 3ª. O Palmeiras venceu o Botafogo e somou pontos importantes. No final, Felipão não xingou nenhum repórter, o Marcos não foi entrevistado e o Valdívia não machucou, e devido a isso, houve muito pouca repercussão. Não tenho mais detalhes.

Em MG também teve jogo no domingo, entre os centenários-caçulas América Mineiro e Bahia. Nesse jogo minhas previsões foram as piores possíveis: o Souza, que eu disse que não faz gol, abriu o placar para o Bahia, e o América, que eu jurava que ia perder, virou e venceu. Começa fazendo o dever de casa pra não cair de novo. Só faltou ter gol do Euller pra eu ser demitido do meu próprio blog!

Pra fechar a rodada, o tricampeão Fluminense jogou no campo da Ponte Preta e perdeu para o time misto do  Santa Cruz. 2 a 0, fora o chocolate, gols de Givanildo e Zé do Carmo. O resultado mostra que o time tem algumas pequenas deficiências no momento. Umas 11, mais ou menos. Terá que treinar muito para o confronto de domingo que vem no Serra Dourada, contra o Ituano. No Santa Cruz, a baixa foi o veterano goleiro-artilheiro Waldir Peres, que saiu machucado no 2º tempo.

Resumindo, foi uma rodada ótima para os paulistas, mediana para os cariocas e mineiros, ruim para os gaúchos e fico indiferente às outras províncias que nunca tiveram um time de verdade.

PS: no Cartola FC, o Capivara F. C. fez 30,86 pontos, ficando em 10º lugar, zona de classificação para a Sulamericana, em sua liga principal, que é a Rerop Soccer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário